Clara Não

Clara Não é ilustradora, artista plástica, escritora e artista urbana. 

Não vive no Porto, onde está a fazer mestrado em Desenho e Técnicas de Impressão, na FBAUP. Na mesma instituição, licenciou-se em Design de Comunicação. Especializou-se em Escrita Criativa e Ilustração, na Willem de Kooning Academie, Holanda. 

Com humor e amor (ou a falta dele), Clara trabalha a ligação entre escrita, desenho e ilustração. Esta relação funciona em uma de duas vertentes, sendo que por vezes estas se sobrepõe.

1. Pode começar por desenvolver um aforismo, trabalhando-o caligráfica e, ou, ilustrativamente. Esta forte presença da escrita fez com que Não ensinasse a sua mão esquerda a escrever (tendo crescido destra), acabando por ensinar as duas mãos a escrever em todos os sentidos: espelho vertical, horizontal, a 180 graus, separada e simultaneamente. Deste modo, toma consciência não só do acto psicológico de escrever como também do acto físico, da relação do corpo com a escrita.

2. Por outro lado, Não pega no dia-a-dia rotineiro, nas relações interpessoais, passando por trocadilhos linguísticos feitos pela ilustração, retratando, nem mais, nem menos, a realidade, quer da ilustradora, quer das pessoas que a rodeiam. Desta forma, o trabalho de Não é um acto de rebeldia por dizer a verdade. Era isto que queríamos dizer, mas não o dissemos, não o conseguimos dizer, ou nunca pensámos que alguém o poderia dizer connosco. É uma raiva doce, que dá uma bofetada de luva branca, mas deixa marca. 

http://claranao.com/